Quero comprar um blindado usado

PASSO 1 – Escolha do veículo blindado
ATENÇÃO! Antes de efetivar a compra do veículo blindado, é importante tomar as seguintes precauções:
a. Evite veículo cujos vidros possuam delaminação (falha de aspecto irregular gerada por perda de adesão entre camadas da blindagem balística transparente), pois a reparação (reautoclavagem) é proibida pelo Exército, e a troca da peça geralmente tem um preço elevado;
b. Verifique se no CRV/CRLV consta a observação “blindagem”, caso contrário o veículo está irregular perante o Exército e o DETRAN;
c. Evite veículo com mais de 10 anos, pois as blindagens balísticas tendem a se degradar conforme o tempo, a exposição a intempéries e o mal uso do veículo, afetando diretamente a capacidade de proteção balística;
d. Procure revendedoras de veículos com experiência no ramo de blindados, que demonstrem conhecimento e que forneçam alguma garantia na compra.


PASSO 2 – Tratativas de compra do veículo
Após a escolha do veículo blindado, é importante que o comprador solicite, junto ao Exército, uma AUTORIZAÇÃO DE TRANSFERÊNCIA DE VEÍCULO AUTOMOTOR.


PASSO 3 – Documentos obrigatórios
A documentação consta no art. 50 da Portaria nº 94-COLOG, de 16 de agosto de 2019. O requerimento de solicitação dessa Autorização deve ser acompanhado de:
1) Se comprador pessoa física:
– Documento de identidade (geralmente RG ou CNH);
– Atestado de antecedentes criminais; e
– Comprovante de pagamento de taxa.
2) Se comprador pessoa jurídica:
– Ato de constituição de pessoa jurídica (registrado na Junta Comercial);
– Documento de identidade do representante legal (geralmente RG ou CNH);
– Atestado de antecedentes criminais; e
– Comprovante de pagamento de taxa.
Com base nesses documentos, o comprador deve comparecer ao posto de atendimento do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) mais próximo do seu domicílio, para realizar o protocolo do requerimento e documentação anexa.


PASSO 4 – Análise e emissão da Autorização de Transferência de Veículo Automotor
Após o protocolo o processo, o SFPC analisará a documentação e, estando tudo conforme, emitirá a Autorização de Transferência de Veículo Automotor. Este documento é emitido digitalmente, com QR Code para validação, possui 60 dias de validade e é enviado ao e-mail constante do requerimento.


PASSO 5 – Transferência de propriedade no DETRAN
De posse da Autorização de Transferência de Veículo Automotor, o comprador do veículo pode providenciar, junto ao DETRAN do seu estado, a transferência de propriedade do veículo.

 

 

Colaboração /Proacta Assessoria Documental