Governo do RJ compra oito novos “Caveirões” de empresa sul-africana

O governo do Rio de Janeiro anunciou, no último dia 18 de março, a empresa sul-africana Paramount Logistics Corporation vencedora do pregão internacional realizado para a aquisição de oito novos blindados que reforçarão as operações de segurança no Estado, substituindo os atuais “caveirões”. Para a nova frota especial será investido R$ 6,65 milhões.

Dos oito novos “caveirões”, seis devem ser direcionados para a Polícia Militar, sendo quatro para o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e dois para o Batalhão de Choque. Os outros dois veículos táticos devem ir para a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil.

Cada veículo da nova frota deverá possuir tecnologia de ponta, com sistema de freios ABS, tração nas quatro rodas, sistema de detecção e supressão de incêndio no motor, além de capacidade para se locomover em locais íngremes e acidentados. Outra exigência especial é instalação de ar condicionado potente e que contenha um sistema de alimentação de energia independente do motor, permitindo que a refrigeração funcione normalmente com o blindado desligado. Os veículos táticos também terão que utilizar diesel S10, que é um combustível menos poluente.

Caberá à empresa vencedora do pregão também os serviços de manutenção dos veículos durante cinco anos. Os blindados são de grande utilidade nas operações policiais e virão como um importante reforço para os grandes eventos esportivos que o Estado receberá nos próximos anos.

Fonte: Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro